Mais uma vez, esse tradicional evento do GAEEB surpreendeu a todos os participantes.
O tema A Mulher e o Espiritismo proporcionou incalculável conhecimento e vários momentos inesquecíveis.
No sábado à noite, no horário do ESDE, a inspiradora palestra de Sandra Ventura sobre a médium Yvone do A. Pereira deu início aos trabalhos.
Na tarde de domingo, as oficinas, exposições e dinâmicas sobre Amélie-Gabrielle Boudet, Elizabeth d’Esperance, Irmãs Fox, Ermance Dufaux, Amalia Domingo Sóler, destacaram a relevância dessas e de outras personalidades femininas internacionais para a história do Espiritismo. O grupo Harmonia, a peça teatral da MERT, o Quinteto Em Cantos, os belos poemas declamados por Zé Luiz e Sr. Carvalho agregaram ainda mais brilho a essa primeira tarde.
No dia seguinte, o Encontro tratou de mulheres do movimento espírita brasileiro. Em sua palestra de abertura, Nélio Furtado, diretor-presidente do GAEEB, proferiu a palestra O papel da mulher no Espiritismo. Depois, várias mini-palestras complementaram a programação: Suely Caldas Schubert (Alcione Faiad), Joanna de Ângelis (Nilson Furtado), Heigorina Cunha (Raimundo Leandro), Auta de Souza e Francisca Clotilde (Jorge Brito). O ECOAR contou, ainda, com a presença da jovem Thaís Figueiredo (GASFA/Paranoá), que dramatizou o monólogo Drama de Mulher (de Maria Dolores). Clique aqui e veja o vídeo da apresentação.
Na tarde de ontem, a memória feminina do GAEEB esteve em destaque. Na primeira parte, o Sr. Campos, vice-presidente do Grupo, e o Nélio comentaram vídeos antigos com depoimentos de três fundadoras do nosso centro (Neide Campos, Íris e Sebastiana Joaquim). Além disso, os diretores agradeceram a todas as mulheres do GAEEB pelo trabalho desempenhado desde os primórdios da Casa. Para finalizar esse momento, Zé Luiz declamou poemas, acompanhado pelo violão de Danilo Prudêncio. No intervalo, uma apresentação multimídia mostrou álbum fotográfico com mulheres que fizeram e/ou fazem a história da família euripediana. No segundo tempo, o Coral Nilo Sheik cantou quatro canções relacionadas à temática do evento. O poeta Herlen Lima apresentou poemas de seu livro Poemas e flores. Antes do término, a Comissão Organizadora sorteou publicações para os participantes, incluindo o livro Um caso de reencarnação: eu e Roberto de Canallejas (Yvone A. Pereira), cortesia da oradora Sandra Ventura.
Com certeza, o ECOAR 2011 deixou um gostinho de quero mais...
Em 2012, aguardem novas surpresas!