quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Carnaval na visão espírita (1933)


Américo Ferreira de Almeida. REFORMADOR, Carnaval, 1º de março de 1933, p. 126.


A supressão do carnaval, festa puramente pagã em uma sociedade que se diz cristã, parece impossível porque a ignorância e a inconsciência sentem prazer em aumentar a corrupção social.

O carnaval é o esquecimento dos deveres impostos pela pureza de costumes; é a perda de compostura dos seres civilizados, que procuram a ruína e a morte em dias e noites de loucuras.

Nesses dias de efêmero prazer, “a razão se turba, as paixões se despertam, todos os sentimentos nobres adormecem”; despreza-se a moral em que se funda a doutrina do Cristo.

É a época em que as pessoas se mascaram para se desmascarar, isto é, para mostrarem aquilo que realmente são: - homens e mulheres de caráter putrefato.

É, pois, um dever inalienável de todo homem que deseja ser honesto perante Deus, trabalhar por banir de nosso meio a festa que tem conduzido muitas pessoas à desgraça ou ao vício; festa contrária à moral, aos bons costumes; festa que só nos dá a prova de nossa fraqueza moral; festa que tem arruinado muitos homens, desfeito muitos lares, sacrificado muito honra, jogando as vítimas no lodaçal dos vícios.




Nenhum comentário:

Postar um comentário