segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Desvendando a Transição




Essa tarde de segunda-feira (20.02) marcou-se por momentos de estudo e construção coletiva de conhecimento(s).

Para iniciar as reflexões, o grupo teatral Aprendizes de Meimei (GAEEB) apresentou-se com a peça “O espelho do mundo”, em que apontou caminhos para a regeneração de nossas relações espirituais.

O restante do tempo foi ocupado basicamente pelas Oficinas Temáticas.

Dividas em quatro, essas oficinas se dedicaram a alguns dos temas centrais da transição.  

Discutiu-se o papel do centro espírita a partir da metáfora estampada na canção Encontros e despedidas (Milton Nascimento). Exercício esse que não é apenas de interpretação, mas sim de meditação profunda no que tange aos nossos trabalhos nas “células do movimento espírita”.

A preparação moral e afetiva das novas gerações foi um dos problemas enfrentados pelo grupo de trabalho dedicado à evangelização infanto-juvenil.

As setes esferas da Terra conduziu para novos rumos o conhecimento que temos sobre as dimensões espirituais de nosso planeta. Abismo, trevas, crosta terrestre, umbral, arte/cultura/ciência, amor fraterno universal e diretrizes do planeta são as tais esferas. Mas quais as características de cada uma delas? De maneira dinâmica, esse questionamento ganhou resposta, baseada na seguinte bibliografia básica: As sete esferas da terra (Mário Frigéri. FEB) e Cidade no além (Heigorina Cunha, Chico Xavier, André Luiz e Lucius).

A codificação kardequiana se imiscui em todas as perspectivas dessa mudança na categoria planetária . O pentateuco espírita aponta as diretrizes seguras de análise e preparação para esse dias que marcam o novo ciclo terrestre.

Após o intervalo, como prévia da conclusão das oficinas, Alexandre Paredes tratou de entoar algumas melodias sintonizadas com a era do espírito. O músico aproveitou o espaço para divulgar seu CD Ninguém está só. Deixou ainda um convite para o público conhecer seu poema 2012: http://alexandreparedes.blogspot.com/

Já um tanto saudosos, terminamos o penúltimo dia do ECOAR 2012.

Um comentário:

  1. Parabéns pelos trabalhos!!!Seguindo mais um companheiro de doutrina!Meu blog espírita,caso queira conhecer.Bjsss
    http:rumoslibertadore.blogspot.com

    ResponderExcluir